Notice: Undefined offset: 1 in /home/ivnportu/www/site/app/config/libraries/UserLogin.class.php on line 626
Instituto Van Nghi - Associação de Medicina Energética

O Sono e os Sonhos - Uma perspectiva segundo a MTC

Doenças do Sono em MTC
Módulo I - já realizado!

O novo workshop online!!!

Ricardo Teixeira



Formação já realizada!

Descrição

Depois do enorme sucesso da palestra no "1st World Congress of Acupuncture and Traditional Chinese Medicine in the 21st Century" (WCATCMXXI) Ricardo Teixeira apresenta-nos a formação completa; uma jornada pela fisiologia e patologia do sono e dos sonhos, explorando a abordagem ocidental e fazendo a ligação com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.
Na impossibilidade da realização do seminário presencial já cancelado devido ao COVID-19, o formador montou um workshop totalmente online!!! #fiqueemcasa

Os problemas do sono constituem uma epidemia global que ameaça a saúde e a qualidade de vida de mais de 45% da população mundial incluindo adolescentes e crianças.

Uma noite bem dormida traz-nos muitos benefícios, incluindo a proteção da saúde física e mental, qualidade de vida e segurança pessoal. O sono é o mais representativo dos ritmos circadianos do corpo, mas vivemos numa época em que o sono é negligenciado, sendo um excelente indicador do equilíbrio interno de Yin e Yang e dos cinco movimentos. Tendo um impacto enorme no envelhecimento.

Estudos mostraram que pessoas com insônia sofrem mais sintomas de ansiedade e depressão do que pessoas sem insônia. Obter boa qualidade e quantidade de sono é a chave para um envelhecimento com uma saúde física, cognitiva e emocional de boa qualidade. Durante a formação vamos identificar e classificar alguns dos distúrbios de sono mais frequentes, segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Um quinto do nosso sono é ocupado pelos sonhos, e sua importância ainda é desconhecida, mas é um assunto de intensa discussão entre cientistas. Nesta formação vamos olhar mais atentamente para a Onirologia, a ciência que estuda os sonhos e ver a sua importância na prática clínica.

Objetivos da Formação
· Fisiologia do sono e sonhos segundo a perspectiva ocidental e oriental.
· Identificar e classificar distúrbios de sono segundo a Medicina Tradicional Chinesa.
· Reconhecer e interpretar os movimentos de Wei Qi, o estado do Xue e do Shen.
A sua relação com o estado do paciente.
· Técnicas para regulação do sono.
· Diagnosticar e tratar a insónia e outras patologias relacionadas.

Instituto Van Nghi de portugal
IVNtv
Ricardo Teixeira

Localização

GPS: 40.27283, -8.52124

Local: Sala Virtual IVN
ZOOM App, link a comunicar aos inscritos!

Mais formações

Fitoterapia - Uma Abordagem Geriátrica

2024 TCM Kongress Rothenburg

Acupuntura e MTC nos Transtornos Somáticos